quinta-feira, 25 de julho de 2013

Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

Oieeeee pessoal!! 



        Hoje venho aqui explicar algo que acredito ser de muita utilidade para uma alimentação saudavel!!! Quero que entendam realmente a importância de se ler os rótulos dos alimentos que compramos no supermercado.
Gente, é sério, isso ajuda e muito nas escolhas de bons alimentos, pois o que mais se encontra nas prateleiras hoje em dia são alimentos integrais que, na verdade, não são integrais e o light com alto teor de sódio, sem contar no diet com alto índice de calorias. Bom, compreender as informações nutricionais nas embalagens dos produtos é um dos passos para se manter uma alimentação saudável!!

Assim como pesquisamos preços, vamos analisar os rótulos também?!? Para que entendam vou explicar alguns itens que estão escritos nas etiquetas dos produtos, e vocês verão que fica fácil, fácil ...



               Primeiramente, vamos encontrar a composição do alimento, ou seja, os ingredientes. Penso da seguinte forma; se você leu os ingredientes e não reconheceu nenhum daqueles nomes estranhos, (não sabe nem de onde eles saíram) lembre que seu organismo também não vai reconhecer, então a absorção e o aproveitamento para o seu corpo não vai ser nada legal. Fica a dica!

                
Itens que merecem sua atenção na hora de ler os rótulos:


Fibra alimentar: Ahhh as fibras são "as meninas dos olhos", sua ingestão  é fundamental para o organismo. Ajudam a controlar as taxas de glicemia e de colesterol, o intestino trabalha super, mega feliz e, de quebra, aumentam a sensação de saciedade. Então galera, procure consumir alimentos com alto %VD (valor diário) dessa substância. Elas estão em vários tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e cereais integrais. Vinte e cinco gramas por dia já trazem todos esses benefícios.




Sódio: Cuidado com ele... Presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados, salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, o sódio atua na regulação hídrica e até no funcionamento do cérebro. Mas, em excesso, pode ser muito, muito, muito prejudicial, provocando retenção de líquidos e aumento na pressão. O melhor seria evitar alimentos com %VD de sódio alto. A necessidade diária é de 2400 miligramas.

Tudo que é insdustrializado possui "bastanteeee sódio"! Então.... posso falar? Tire eles aos poucos de sua vida.... você vai se sentir "beeeem melhor!!!"




Outra informação interessante: olhar os rótulos e a ordem em que os ingredientes estão. Ingredientes em maior proporção ficam em primeiro lugar na lista, ou seja, o que você deseja em maior quantidade deve estar lá no topo. OK?



Então analisem, se levarem este primeiro achocolatado estarão levando mais açucar que cacau. Está correto isso???? Não, não, não... a segunda opção seria a mais indicada.

Outro produto que engana muito: barra de cereal. Se, você leu e na ordem dos ingredientes vir primeiro o açúcar ou derivados........ cooooooooooorre, pois este produto foi baseado em açucar e não no cereal, então fiquem atentos, o ideal no caso das barrinhas é começar por cereais (flocos de aveia, milho, granola e outros) e depois vir os demais componentes em menor quantidade. 

É issoooooooo.... espero  que tenha auxiliado vocês nessa missão, de comprar os alimentos olhando realmente o valor nutricional e não apenas as calorias ou as gorduras.


Bjs da Nutri 
Comam Bem!!

2 comentários:

  1. Yula..amei as dicas...obrigada!Vou ficar de olho nos rotulos e nas dicas...bjus,Vanesa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada você lindona!! Muitas dicas aqui pra você!! Sigo em busca do melhor para que fiquem satisfeitas!

    ResponderExcluir