terça-feira, 10 de setembro de 2013

Está de dieta?? Você também pode comer doces!

Huuuuuuum!!! Este tema é comigo mesmo, uma das coisas que mais gosto é de doce, e a necessidade é a mãe da invenção. Sempre oriento meus pacientes a não deixar seu corpo sentir a vontade de comer o "doce proibido" rsrs (aquele cheio de sacarose que faz mal ao organismo)... Sendo assim, busque o equilíbrio comendo doces saudáveis. E é ai que eu entro para facilitar a vida de vocês.

E vai por mim, antes de sair correndo para atacar a geladeira (não faaaaaçaaa issoooo!!! Pleaseeee), leia este post aqui antes.... 

Primeiramente vamos aprender a ativar os nossos sentidos?

A ingestão de frutas diárias colaboram para suprir as necessidades de vitaminas e minerais que seu corpo precisa, diminui a ansiedade e consequentemente a vontade de comer doces.

É isso aí vamos apreciar tudo que o nosso bom Deus nos deu e aprender a apreciar os valores das frutas. Ao pegar uma pêra deliciosa, por exemplo, sinta seu aroma antes de comer. Ao dar o primeiro pedaço, mastigue devagar sentindo todo sabor!! Após ativar o paladar ouça o barulho que o alimento faz na sua boca. Estimulando os sentidos, você valoriza o alimento e a degustação fica muito mais saborosa. E se estamos falando de apreciar então, evite  fazer refeições corridas, planeje seus horários para fazer as refeições com calma, um dia outro pode acontecer devido o trabalho, mas PRIORIZE uma qualidade de vida, sei que o celular e o computador hoje em dia são viciantes (redes sociais), mas controle-se, afinal a refeição é sagrada. Ao fazer uma refeição junto com outra atividade, você nem percebe o que está comendo e o risco de exagerar – sem nenhum prazer – é maior.


Falando de frutas,tenho aqui uma opção de sobremesa deliciosa o abacaxi com canela e mel!!




O abacaxi contribui na digestão, a canela é termogênica (acelera o metabolismo, fazendo-o gastar mais energia) e o mel é rico em vitaminas (nada de excesso). Mas atenção, para quem tem o objetivo de emagrecimento, precisa trabalhar o controle, não deve ser consumido todos os dias, apenas 1 vez por semana!

Durante o dia tome chazinho calmantePara quem é muito ansioso, uma das consequências da ansiedade é atacar o doce, então tente manter um equilíbrio naquelas horas que seu pico de ansiedade aumenta (geralmente é depois do almoço ou a tardezinha). Experimente um chá gelado de melissa ou de camomila, com hortelã, calmantes naturais eles tiram a ansiedade auxiliam na retenção de liquido e consequentemente a vontade louca de comer doces. Mas lembrem-se a boa hidratação também é uma forma de evitar a ansiedade.

Mesmo assim você precisa de um docinho?
Se você tem um desejo quase incontrolável de doce, opte por alimentos adocicados naturalmente que não vão atrapalhar a sua reeducação alimentar. Bata no liquidificador um iogurte desnatado (200 gramas) com duas ameixas sem caroço ou com dois damascos secos, que – acredite! – só têm 100 calorias.

Ou faça em casa essa receita de bolo de banana que é gostoso demais e ainda vai brigadeiro (  só que sem açúcar)

Receitinha: 
Bolo
1 banana amassada
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 colher de sobremesa de canela
1 col. sobremesa de cacau em pó
1 clara
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sobremesa de mel

Misture todos os ingredientes e deixe o fermento por último, após colocá-lo leve por 2 min e 30 seg no microondas ou por 20 min no forno!! Prontinho!!!!

Brigadeiro de banana
1 banana amassada
1 colher de chá de canela
1 colher de sobremesa de cacau em pó
1 colher de chá de mel (quando a banana esta doce nem coloco o mel)

Amasse tudo ate ficar uma pasta, leve ao microondas por 1 min e pronto!



      Esse foi a minha paciente Naty Matteucci que fez, e a cada dia tem melhorado mais  
a forma de se alimentar!!




Frutas secas e castanhas, ótima opção!!
Tenha sempre na bolsa ou na gaveta do escritório, um saquinho com frutas secas como ameixa (10 unidades têm 200 calorias), damasco (10 unidades têm 260 calorias) e uva passa (uma colher de sopa cheia tem 60 calorias). 


Muitas delas você encontra na Casa de Gaia na T-9 ou na Natural Alimentos no centro na rua 4.


Mais uma orientação, nunca deixe de praticar exercícios físicos! Eles diminuem a sua ansiedade e consequentemente a vontade exagerada de comer doces!

E aí gostaram? Indique para as amigas... os amigos!! É muito bom tê-los aqui!! E sempre uma nova emoção ao ver a participação de cada um!! 
Vamos comer Bem?? Vem comigo!!!
beijo da Nutri Yula Naves





Nenhum comentário:

Postar um comentário